Butiá Investimentos

Dez fundos de investimentos que perderam com Americanas e Light
dez-fundos

Perspectiva de piora das condições financeiras das empresas têm impacto na rentabilidade dos investidores

Entre os dias 1º e 6 de fevereiro, as ações da Lighta empresa de serviços de distribuição de eletricidade, caíram quase 20%. A queda dos papéis também teve impacto nos títulos de renda fixa emitidos pela companhia e que foram comprados por muitos fundos de investimento.

As categorias de fundos mais afetadas foram os de juro real, debêntures incentivadas e crédito privado, de acordo cm a classificação adotada no Guia de Fundos do Valor. Mas alguns fundos mais conservadores, da categoria Renda Fixa DI também foram impactados.

Muitos fundos já tinham sofrido com a desvalorização dos papéis emitidos pela Americanas. O antigo presidente da companhia renunciou depois de descobrir inconsistências contábeis e a empresa entrou em recuperação judicial.

Os títulos de renda fixa emitidos pela Americanas foram, então, marcados a mercado por valor equivalente a 10% do valor de face. A consequência é que os fundos que investiam nesses papéis tiveram que reconhecer o prejuízo, comprometendo a rentabilidade da carteira.

Agora, o temor é que algo semelhante possa acontecer com a Light. As agências de classificação de risco já cortaram a nota de crédito da empresa.

Os fundos de crédito privado, de uma forma geral, diversificam muito a carteira. Isso para minimizar eventuais riscos de calote.

A lógica é que a perda proporcionada pelos títulos de uma empresa em dificuldade possa ser compensada com os ganhos dos demais investimentos.

 

O outro lado da moeda é que a diversificação aumenta a chance de um mesmo fundo investir em mais de uma empresa com problema de crédito. Especialmente se as condições financeiras da economia piorarem.

A tabela abaixo lista dez fundos, entre os mais populares oferecidos aos investidores, que tiveram perda de rentabilidade no período entre 12 e 20 de janeiro e mais recentemente, entre os dias 1º e 3 de fevereiro.

As perdas com Light ainda estão sendo contabilizadas. E a novela envolvendo Americanas ainda não terminou.

Existe a possibilidade que Americanas e Light se reestruturem, os títulos recuperem o valor de mercado e os fundos de investimento voltem a ter rentabilidade acima da média.

É fundamental que os gestores dos fundos expliquem a estratégia que irão adotar daqui para frente. E que os distribuidores que possuem relacionamento com os investidores façam essa comunicação.

Compartilhar:

Na mídia

Post Relacionados